Boa noite utilizador convidado.

Se é um investigador de um dos projetos no investigar.pt, por favor faça o login para ter acesso aos mesmos.

O acesso a estes projetos é privado e só podem registar-se e fazer login os utilizadores previamente autorizados.




Questões gerais

O investigar.pt é um sistema de apoio a vários projectos de investigação que dependem de um interface web para maximizar o acesso a todos os dados necessários.

Engloba essencialmente projectos de investigação e de auditorias.

Está neste momento preparado para funcionar como ferramente de colheita de dados para investigadores (como SPSS ou MS Access) e para a população (como Google Forms).

O investigar.pt pretende minimizar o tempo dispendido na transcrição de dados do papel para as aplicações informáticas, minimizando assim todos os erros cometidos habitualmente na colheita de dados e na sua transcrição.

Se está a realizar ou pretende realizar um estudo de investigação e pretende utilizar formulários web para registar os seus dados ou pedir a uma população para preencher um formulário, o primeiro passo é entrar em contacto connosco para analisarmos essa possibilidade.

A base de dados é um conjunto de tabelas interligadas que fornecem um significado e uma ordem aos dados do projecto. Um exemplo será a tabela que recebe os dados do formulário, outro será a tabela que especifica o significado de cada um dos dados, ou ainda uma tabela que especifica as opções de uma questão de escolha múltipla.

O(s) formulário(s) permitem introduzir os dados colhidos de alguma fonte na base de dados respectiva. O mais frequente é a utilização de folhas de papel como meio, ou ficheiros de excel com tabelas horizontais enormes e por vezes ilegíveis, transportados em pen drives ou enviados por e-mail de um lado para outro diariamente. O investigar.pt permite que em qualquer ponto do mundo qualquer investigador aceda aos formulários do seu computador, tablet ou telemóvel, desde que tenha um acesso à internet.

Apesar de ser redundante com a tabela da base de dados correspondente aos dados colhidos, a listagem é uma visualização sobre esta mesma tabela acessível rapidamente aos investigadores. Permite por exemplo verificar os dados que têm sido introduzidos e planear pequenas correções.

Como o formulário permite introduzir os dados diretamente na base de dados final, e esta está sempre actualizada e acessível, o nível final deste modelo é um conjunto de frequências e indicadores calculados continuamente e actualizados sempre que são introduzidos novos dados. Desde o momento em que o estudo é iniciado, poderemos visualizar sempre que necessário os resultados que estamos a obter sem necessidade de solicitarmos à aplicação cada um destes resultados. Em apenas um segundo e com um click temos todos os indicadores no ecrâ.


Registo e Login

O registo no investigar.pt serve apenas para proteger as bases de dados em uso do acesso indevido. Apenas os investigadores podem fazer o registo para posteriormente acederem aos seus dados.

Quando não conseguir realizar o login pode utilizar a opções "Reset password" (dentro do menu de login) e a mesma será enviada para o seu e-mail de registo.

Mesmo após fazer o registo, este tem de ser autorizado manualmente pelo administrador e só depois serão atribuídos os respectivos acessos. O registo não é um processo automático.


Para entrar em contacto conosco clique aqui